Vacinação contra a pólio segue até às 17h deste sábado; veja os locais

Atualização da vacina prevista para crianças de até 4 anos de idade.

Imagem: Divulgação/SMS

Neste sábado (8), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abre três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A vacinação vai até às 17h, nas três unidades.

As UBSs dos bairros Alvorada, Guanabara e Vivi Xavier estarão abertas para a população, disponibilizando a dose de reforço e a atualização da carteirinha da vacina contra a paralisia infantil. Além disso, farão a atualização das vacinas previstas no Programa Nacional de Imunização para crianças de até 4 anos de idade.

A dose de reforço da vacina contra a Poliomielite será aplicada em crianças a partir de 1 ano até menores de 5 anos de idade. As crianças que ainda não completaram o esquema básico da vacina, previsto para os primeiros meses de vida, podem atualizá-lo também neste sábado. Não existe a necessidade de agendamento, e o atendimento será por livre demanda, bastando que os pais ou responsáveis levem as crianças até uma das unidades abertas, portando documento pessoal e carteira de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reforça a importância de completar o ciclo básico e a dose de reforço de vacinação contra a poliomielite para alcançar uma taxa de cobertura vacinal segura. “Essa vacina é muito importante para que a gente não corra o risco de ter o retorno de uma doença tão séria e grave, que já foi erradicada devido às altas taxas de cobertura vacinal que já tivemos no passado. O grande desafio é que essa geração mais nova, que não conviveu com a doença, se conscientize da importância dessa vacina. Uma cobertura vacinal, para que não haja o risco do retorno da doença, precisa ser de mais de 95%, sendo que hoje nós temos pouco mais de 75%. A dose de reforço é extremamente importante para aumentar essa cobertura, evitando qualquer possibilidade do retorno de uma doença tão grave 17, apontou.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho.

As vacinas também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Redação Tem Londrina com NCom


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail