Belinati assina projeto que prevê novidade tecnológica na Rua Sergipe

Imagem: Divulgação/Ncom

Foi assinado, na manhã desta quinta-feira (21), o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para a implantação do projeto Rua Inteligente. A iniciativa prevê a modernização da Rua Sergipe, no Centro Histórico de Londrina, através de diversas inovações tecnológicas.

Entre as melhorias prometidas, estão a implantação de semáforos inteligentes, com o objetivo de otimizar o fluxo de trânsito; e a instalação de cinco luminárias inteligentes, dotadas de tecnologia de dimerização, que permite o controle da intensidade da iluminação.

O projeto prevê também a colocação de câmeras com capacidade de reconhecimento facial e de placas de veículos, para oferecer mais segurança a comerciantes e consumidores; a implementação de um software do tipo muralha digital que, integrado a um Centro de Controle de Operações, servirá para o monitoramento e vigilância da região; e a disponibilização de rede de wi-fi aberta, incluindo testes com a tecnologia 5G, que propiciará mais velocidade e conectividade para os frequentadores e empresas localizadas na área.

Imagem: Vivian Honorato/Ncom

Coordenada pela ABDI, a iniciativa faz parte do Projeto Cidades Inteligentes, que também inclui os municípios de Petrolina (PE) e Foz do Iguaçu (PR). Para executar as ações do Rua Inteligente, o órgão realizará um investimento de R$ 3,4 milhões. Esse valor será acrescido de mais R$ 1 milhão para a capacitação das empresas e lojas sediadas na Rua Sergipe para o uso de novas tecnologias.

O projeto, cuja implantação está prevista para começar em até 90 dias, terá duração de três anos.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail