Londrina é a primeira cidade do Sul do Brasil a receber tecnologia 5G

Imagem: Vivian Honorato

Londrina é a primeira cidade do sul do Brasil e a terceira do país a receber a tecnologia 5G. O evento de lançamento e demonstração da tecnologia aconteceu nesta quinta-feira (12), na Embrapa Soja, localizada na Rodovia Carlos João Strass, no distrito da Warta.

Durante o lançamento foram apresentadas algumas tecnologias, onde a conectividade da internet 5G permitirá um aumento de produtividade e rentabilidade, minimização de custos de produção e preservação dos recursos ambientais.

A nova tecnologia possibilitará ao agronegócio, a implantação de uma central de operações de máquinas agrícolas, para monitorar o desempenho de plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras autônomas em tempo real, com segurança e à distância. Por meio das informações repassadas à central de inteligência será possível tomar decisões que ajudem a corrigir determinadas imperfeições no plantio, por exemplo. Além disso, com voos de drones será possível identificar que tipo de inseto e praga há na lavoura e repassar os dados diretamente para escritórios, que analisarão e indicarão quais produtos químicos devem ser aplicados, em quais doses e em quais locais.

O lançamento da internet 5G em Londrina faz parte da série de projetos-piloto de conectividade, cuja intenção é mostrar à população as soluções em desenvolvimento e as iniciativas já disponíveis, impactadas positivamente pela qualidade da conexão 5G no campo. Londrina foi escolhida para receber esse projeto juntamente com os municípios de Sorocaba (SP) e Rondonópolis (MT) inauguraram o equipamento.

Ao todo, fazem parte desse projeto de conectividade, os Municípios de Londrina, Rondonópolis (MT), Padef (DF), Uberaba (MG), Ponta Porã (MS), Rio Verde (GO), Petrolina (PE) e Bebedouro (SP). Em termos de benefícios, a transmissão e o recebimento de dados com a 5G é mais veloz. As redes 3G, por exemplo, transmitem dados na ordem de 0,12 a 6 Mbps. Já o 4G permite a troca de informações a uma velocidade entre 5 Mbps e 12 Mbps, enquanto o 5G estima-se que pode chegar a 100 Mbps.

O evento contou com a participação do prefeito Marcelo Belinati (PP), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), além de outras autoridades.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail