Ciclone extratropical e frente fria derrubam mínima para 6ºC em Londrina

Chuva e frio: Temperaturas devem cair a partir de sexta-feira na região.

Imagens: Inmet/Matheus Cenali

As temperaturas devem despencar até o final da semana em todo o estado, incluindo Londrina e região. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros em toda a região sul vão cair. Dois aspectos devem ser determinantes: um ciclone extratropical chega ao Sul do Brasil, se formando na altura do Rio Grande do Sul, e uma frente fria que alcança o Paraná.

A mínima deve chegar aos 6ºC na próxima sexta-feira (14) em Londrina, alcançando também o domingo (15) com 7ºC. As previsões de máxima não devem passar dos 18ºC.

Ainda conforme os dados, a quinta-feira (13) tem previsão de chuva. O ciclone extratropical que se forma ao sul não tem relação direta com a frente fria que vai se aproximar, no entanto, pode potencializar os efeitos causando chuvas e ventos.

“Na quarta-feira, uma intensa frente fria avança sobre o Paraná, provocando muitos eventos de chuva com descargas atmosféricas sobre o estado. Risco para eventos severos é alto no noroeste, oeste, sudoeste e o centro-sul paranaense, especialmente entre a tarde e noite. Destaque também para os ventos que ganham intensidade, superando os 60 km/h em muitas cidades. Demais setores tempo muda na madrugada de quinta-feira”, emitiu o alerta do Simepar.

Sul em alerta com ciclone

A região sul do país, principalmente a área litorânea dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estão em alerta para a possibilidade de ventos intensos e rajadas que podem atingir 80km/h, em decorrência do ciclone extratropical.

“O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo país, atingindo não apenas o sul, mas avançando por áreas do Sudeste e Centro-oeste, podendo atingir, inclusive, o Sul da Região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem”, considera o instituto Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Redação Tem Londrina



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail