Primavera: nova estação deve ter ondas de calor acima da média

Ocorrência de temporais também é mais comum nesse período.

Imagem: Vinicius Ldna/Arquivo

Nesta quarta-feira (22), damos “tchau” ao inverno e “boas-vindas” à uma nova estação. Às 16h21 começa a primavera, período de transição para o verão que inicia em 21 de dezembro. Em entrevista ao TEM, a meteorologista Ângela Costa, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, comentou sobre como deve ser a estação na região de Londrina.

Apesar de começar com temperaturas mais amenas em comparação com os últimos dias, Ângela disse que a previsão é de que a nova estação seja marcada por ondas de calor acima da média. Hoje, a temperatura máxima não deve passar dos 28°C, mas a partir desta quinta-feira (23), os termômetros já voltam a marcar temperaturas máximas na casa dos 30°C.

Em relação a tão esperada chuva, a meteorologista explica que o volume deve aumentar gradualmente a partir da primavera, porém ela acontece de forma irregular e mal distribuída. “Vamos passar por períodos sem chuvas e quando chove, chove tudo. Isso não é bom para a agricultura porque acaba faltando água, principalmente, para a irrigação”.

Além disso, outro problema da estação que merece atenção é a maior chance da ocorrência de temporais. “Como se trata de uma estação de transição, os eventos metereológicos severos são comuns, tais como fortes rajadas de vento, chuvas de granizo, chuvas volumosas, raios. E a meteorologia tem dificuldade de prever com muita antecedência esse tipo de coisa, eles acabam sendo detectados a curto prazo, o que é também uma dificuldade”, comentou Ângela.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias:

Imagem: Reprodução/Simepar

Fiama Heloisa- Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail