Guardas municipais já podem aplicar multas de trânsito em Londrina

Foto: Divulgação/Bruno Amaral

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), finalizou a capacitação dos 21 guardas municipais (GMs) que vão trabalhar na fiscalização do trânsito na cidade de Londrina.

A formatura dos agentes foi realizada nesta segunda-feira (04), às 10h, no auditório do Senac, região central. Os guardas cumpriram 200 horas de treinamento teórico e prático nos meses de setembro e outubro. A grade das aulas respeitou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Na ementa constaram as disciplinas de legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, ética e cidadania, psicologia aplicada, papel educador do agente, língua portuguesa entre outras. A capacitação é organizada pelo Centro de Formação da Guarda Municipal e pelos agentes da Coordenação de Educação da Diretoria de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, informou que o trabalho da GM vai apoiar a população no que se refere à demanda de trânsito em Londrina “Esses 21 guardas municipais estarão distribuídos nos turnos de serviço 24 horas por dia. E estarão à disposição da população, principalmente nos momentos de mais necessidade, como por exemplo no momento de um acidente, de uma interrupção de via e, principalmente, na orientação das pessoas nos horários em que a CMTU não estiver atuando. Esse grupo será distribuído de forma que a população possa contar com os agentes de trânsito da cidade de Londrina durante todos os dias, 24 horas”, ressaltou.

Durante o curso os guardas, junto com a Polícia Militar e CMTU, tiveram a oportunidade de participar de aulas práticas em ruas e avenidas da cidade, e inclusive nos locais de embarque e desembarque do terminal rodoviário.

Vale ressaltar que a ação dos guardas como agentes de trânsito poderá ocorrer nas mais diversas situações, tais como perturbação do sossego, som alto, disputa de corrida, direção sob efeito de álcool, eventos, shows artísticos e esportivos, entre outras atividades correlatas.

Redação Tem com Assessoria


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail