Turismo rural de Londrina ganhará reforço com a Parada do Limoeiro

Imagem: Pacha Mama Agroecologia

O sonho de quatro produtoras rurais de Londrina está prestes a se tornar realidade. Nilsa, Kely, Rafaela e Amélia se uniram para organizar um espaço de referência rural e de valorização de produtores, a feira rural da Parada do Limoeiro, na região leste da cidade. A proposta, que tem apoio do Município, foi apresentada oficialmente na manhã desta terça-feira (5), no gabinete do prefeito.

A feira vai ser inaugurada no dia 7 de janeiro de 2024, primeiro domingo do mês. O espaço vai atender a população sempre aos domingos, das 8h até às 15h. Os frequentadores vão encontrar no local, além da feira do produtor, artesanatos, quiosque com bebidas, bicicletário e ponto de apoio para praticantes de esportes ao ar livre.

Uma das quatro organizadoras, a ‘Nilsa do Queijo 17 pontuou os ganhos que a Parada do Limoeiro planeja promover para a região. “Vamos fortalecer o turismo dessa área, fomentar a economia local, valorizar o pequeno produtor, incentivar o empreendedorismo feminino, apoiar a cultura e incentivar a prática de esporte ao ar livre 17, disse.

Florista e produtora da região do Limoeiro, Deise Lima e Silva explicou que o projeto vai se somar à tradicional Feira do Limoeiro, que também é realizada aos domingos. “O turista terá um leque maior de opções. A Feira do Limoeiro já é tradicional e consolidada, mas não comporta mais todos os produtores regionais. Então a Parada será mais um atrativo em outro ponto, próximo à capela Santo Antônio, e com uma outra proposta. Há uma demanda que não está sendo atendida, com muita gente de fora vindo conhecer esses produtos. E por isso teremos mais um ponto, para dinamizar o turismo rural na região 17, explicou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, enalteceu o empreendedorismo feminino na construção dessa ação. “Essas quatro comerciantes representam as dezenas de mulheres produtoras rurais batalhadoras que merecem esse destaque. Vamos juntos participar desse projeto que é uma conquista pra nossa cidade 17, afirmou.

Canziani também comentou sobre o desenvolvimento do turismo de experiência em Londrina. “As pessoas não querem só ver o ambiente, elas querem experimentar, fazer parte. E na Parada do Limoeiro, elas vão apreciar, sentir cheiros, aprender, ou seja, vão se envolver com o que o turismo rural pode oferecer 17, destacou.

O vice-prefeito João Mendonça (PODE) comentou que as pequenas chácaras representam uma grande economia rural. “Eu consumo produtos rurais e confirmo que nossos produtores movimentam a economia de toda cidade. A integração deles com as cooperativas gera valor agregado, chegando no nível de produtos para exportação 17, elogiou.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) também é parceiro do projeto.

Redação Tem Londrina com NCom


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail