UEL divulga obras literárias e inclui álbum musical para vestibular
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou, nesta segunda-feira (25), a lista de obras literárias que serão exigidas no vestibular 2025 da instituição. A lista traz sete autores que já estavam na lista anterior (dos concursos 2023 e 2024) e acrescenta o álbum ‘Cabeça Dinossauro’, lançado em 1986 pelo grupo paulista Titãs, e que foi incluído na lista dos “100 Melhores Discos da Música Brasileira”, da revista Rolling Stone.
Segundo a professora Sandra Garcia, da Cops, por conta do processo de mudança no vestibular, este ano excepcionalmente serão cobradas parte das obras dos concursos anteriores, acrescendo o álbum musical. Na sexta-feira passada, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a resolução que oficializa as mudanças que serão implantadas.
O vestibular será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada prova de habilidades específicas, no dia 29 de setembro.
No primeiro dia, 17 de novembro, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.
No segundo dia (18 de novembro), os candidatos realizarão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. A prova de Redação terá valor de 30% do total e será composta de, no máximo, duas propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos.
Outra modificação aprovada é que a UEL oferecerá somente inglês e espanhol como língua estrangeira, com concurso centralizado em Londrina.
Veja as obras indicadas para o vestibular 2025:
1 – O rei da vela – Oswald de Andrade;
2 – O seminarista – Bernardo Guimarães;
3 – Niketche – Paulina Chiziane;
4 – Torto arado – ltamar Vieira Junior;
5 – Melhores poemas – Fernando Pessoa;
6 – Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto;
7 – Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga;
Álbum musical inserida:
8 – Cabeça dinossauro – Titãs
Redação Tem Londrina